29 de outubro de 2018

Alunos fazem resgate histórico e cultural por meio da arte durante o FAC 2018

Coral encerrou as apresentações do FAC 2018

No último sábado, 27, centenas de alunos, pais, professores e convidados conferiram o resultado dos trabalhos artísticos desenvolvidos pelos estudantes do Ensino Fundamental e Médio para o Festival de Arte e comunicação do Colégio e Curso Sapiens, de acordo com o tema proposto: Protegendo a Nossa Herança e Fomentando a Criatividade. Teve dança, mostra de fotografia, telas, poesia, teatro e muita música.

A ideia do tema era que os alunos pensassem formas de resgate cultural e histórico através das expressões artísticas.

Teve dança exaltando a importância e preservação dos direitos dos povos indígenas; a cultura nordestina foi representada por meio do frevo e do baião; o Norte foi lembrado através do Carimbó e do Boi-bumbá; as apresentações de teatro trouxeram um olhar descontraído sobre o descobrimento do Brasil e o primeiro contato entre os nativos e os colonizadores portugueses e, também, a Lenda do Guaraná.

Os alunos trouxeram também performances lembrando a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré e sua importância histórica; a liberdade de expressão e a ditadura militar, e  garra brasileira.

Na galeria de arte, montada no Sapiens Lab, os alunos expuseram fotos de pontos históricos de Porto Velho feitas por eles mesmos; além de esculturas e quadros pintados por eles, todos em referência a valorização do patrimônio histórico e cultural. As apresentações da noite foram encerradas pelo coral da 3ª série do Ensino Médio, com a canção País Tropical.

Os quadros e esculturas leiloados durante o evento terão sua renda revertida, assim como o leite doado na entrada, a Casa de Apoio Aconchego da Vovó Maria, que atende crianças carentes do bairro Lagoinha, na Zona Leste de Porto Velho.

Confira abaixo um pouco do que rolou do FAC.

 

Assessoria de Comunicação

Compartilhe