30 de novembro de 2018

Aluna do Colégio Sapiens vai representar Rondônia em simulado da ONU em Brasília

É a terceira vez que Ana Clara representa Rondônia no MIB em Brasília

A estudante Ana Clara Lisboa é uma das representantes de Rondônia no MIB – Modelo Internacional do Brasil, desenvolvido pela Internationali Negotia, dentro do projeto de Simulado da ONU (Organização das Nações Unidas). O evento acontece de 10 a 13 de dezembro, em Brasília.

Ana é aluna da 3ª série do Ensino Médio, já formada no High School, programa de Ensino Médio Americano do Colégio e Curso Sapiens e foi classificada na etapa estadual, ocorrida nos dias 24 e 25 de novembro. É o terceiro ano que ela se classifica para o MIB Final.

O MIB consiste na simulação de uma reunião da ONU onde são debatidas políticas internacionais. Os estudantes são chamados de delegados e representam diversos países e devem apresentar e discutir propostas relacionadas ao tema que, neste ano, é a Terceira Guerra Árabe-Israelense (1967) – conhecida como a Guerra dos Seis Dias.

Entretanto, Ana explica que apenas no evento é que os participantes descobrem que país cada um vai representar, tornando a preparação mais acirrada. “A Simulação em si é bem intensa, são poucas horas de sono e horários bem restritos. A maior parte do convívio que temos com os outros participantes são em base de negociação”, diz Ana.

Indo para sua terceira participação, a estudante conta que, mesmo com tensão, já está acostumada com a dinâmica. “É um ambiente bem agradável e mostra como o mundo pode ser conflituoso”.

Concluindo o Ensino Médio, Ana quer cursar Direito e seguir a carreira diplomática. Por isso, segundo ela, ingressou no Ensino Médio Americano e, além do Inglês, ela estuda Francês e Japonês.

No MIB Final, oito grupos com delegados classificados em todo o país serão formados. E, ao final, o primeiro lugar será premiado com uma viagem para participação no HMUN (Harvard Model United Nations) em Boston, nos Estados Unidos.

Para participar da etapa final, o Colégio e Curso Sapiens custeou as despesas de inscrição, passagem e hospedagem de Ana Clara.

Assessoria de Comunicação

Compartilhe